Scanner 3D – quando usar?

Scanner 3D – quando usar?
agosto 22, 2023 Impressão 3D
Tem uma mística de quem não conhece scanners 3D de pensar que basta apontar e sacudir um pouco e o scanner constrói um modelo 3D pronto para manipular, imprimir e fazer o que quiser. (Mais ou menos como achar que qualquer impressora 3D imprime qualquer coisa de qualquer material e de qualquer tamanho).

O uso de scanners 3D para engenharia reversa se justifica muito quando existem geometrias que são muito difíceis de extrair por meios de medição manuais, como curvaturas complexas. Em peças mais "quadradas" não é tão comum fazer todo o setup do scanner para isso.

O processo todo passa pela Aquisição da imagem, onde adquirimos as imagens, Tratamento, onde fundimos múltiplos scans em um só e removemos as coisas que não importam, e Segmentação, onde o software ajuda a detectar planos, cilindros, furos, curvas, etc... Aí sim, a peça vai para um CAD de mercado, como SolidWorks, Inventor, NX, etc..., para que seja remodelada e então possa ser uma entidade manipulável e que pode ser fabricada.

Na 3D Criar - Fabricação Digital nós fornecemos o scanner peel 3d, específico para engenharia reversa e este fluxo de trabalho todo para esta peça me custou cerca de 45 minutos entre montar o scanner e ter a peça preparada para impressão 3D.