Software de modelagem 3D: onde começar?

Software de modelagem 3D: onde começar?
janeiro 4, 2018 Engenharia Modelagem 3D

Nós sabemos que a impressão 3D obrigatoriamente passa por uma modelagem 3D. Raras são as pessoas que utilizam uma impressora 3D sem o menor conhecimento de modelagem 3D, especialmente os bureaus (centros) de impressão 3D mais lucrativos. Organizamos este post para falar de alguns dos softwares mais utilizados para modelagem 3D.

Entretanto, a primeira pergunta que fazemos para quem pede indicação de um software é: que tipo de trabalhos quer modelar. Isso define um Norte para a melhor escolha em funcionalidades e facilidade de uso. A seguir, uma lista de softwares que utilizamos e indicamos aos nossos clientes baseadas em funcionalidades e exportação de arquivos para impressão 3D.

Autodesk Fusion 360

Nosso software de modelagem 3D oficial aqui na 3D Criar. O Fusion é de uma plataforma nova que tem grande parte baseada na nuvem, além de fornecer mais do que somente modelagem 3D englobando no mesmo software ambientes de montagens mecânicas, renderizações, análises de elementos finitos e CAM.

Vale notar também que muitos dos recursos que mais puxam recursos gráficos e de processamento, como renderizações e análises de elementos finitos, podem ser processados em nuvem, fazendo com que máquinas mais simples consigam trabalhar com o software sem problema.

O Fusion 360 é indicado para modelagens mecânicas em geral e desgin de produtos, graças ao módulo de Free Form e Patch, que permitem maior liberdade de design em curvas avançadas. Também é excelente para uso de imagens como plano de fundo para modelar por cima delas como referência ou até importar vetores em SVG como desenhos de trabalho, fazendo a modelagem deste tipo de peça bastante mais fácil.

Os preços são convidativos: nos EUA, a subscription mensal custa USD40 e a anual USD300. Isso é bastante menos do que softwares concorrentes e é parte da estratégia da Autodesk para crescer a base de usuários em um software relativamente novo. Porém, ele é gratuito para uma parcela bastante grande de usuários: makers, hobbystas, estudantes e start-ups podem registrar-se para uma licença gratuita de 3 anos.

Você pode baixar a licença trial e ativá-la posteriormente através deste link.

Pixologic ZBrush

O ZBrush é uma das escolhas mais óbvias para profissionais de animação, criação de personagens e formas orgânicas em geral. Há muito tempo no mercado, é uma das soluções mais poderosas e simples, utilizadas desde estúdios de Hollywood até entusiastas amadores.

[caption id="attachment_4022" align="aligncenter" width="408"] Créditos: https://www.artstation.com/mbutcher3d[/caption]

A lógica de modelagem do ZBrush se aproxima de uma escultura digital. O artista pode adicionar ou remover material livremente, assim como gravar padrões sobre superfícies para criar efeitos.

[caption id="attachment_4023" align="aligncenter" width="406"] Créditos: https://www.artstation.com/mbutcher3d[/caption]

O ZBrush tem preço de USD795 por licença perpétua e sua política para versões estudantis oferecem descontos para aquisição. Você pode ver mais sobre o software neste link.

Autodesk Meshmixer

Mais um dos nossos campeões de uso está o Meshmixer. Este poderoso software gratuito tem o poder de importar e analisar arquivos de formato STL, OBJ, etc e detectar erros de fechamento que impedem a boa impressão 3D. Também possui funcionalidades de escultura (menos sofisticada que um ZBrush), tornar modelos ocos, segmentar malhas, adicionar textos e logos, separação e corte de modelos grandes e até combinações de adição e subtração de malhas.

[caption id="attachment_4024" align="aligncenter" width="419"] Mescla de modelos 3D em um único arquivo.[/caption]

Uma das rotinas de trabalho para impressão 3D que temos aqui na 3D Criar é validar todos os modelos 3D que chegam até nós pelo Meshmixer. Muitas vezes, o reparo da malha é feito automaticamente, eliminando problemas que podemos ter na hora de imprimir. Outras vezes, especialmente nos casos de odontologia, é muito econômico fazer com que modelos sólidos sejam feitos oco para poupar material de impressão chegando a economizar até 60% de material.

[caption id="attachment_4025" align="aligncenter" width="411"] Erros de modelagem apontados pelo Meshmixer.[/caption]

O Meshmixer é gratuito e pode ser baixado pelo site oficial.

Tinkercad

Apesar de não ser um software com as maiores funcionalidades do mercado, o Tinkercad oferece a maior facilidade possível para quem não sabe modelar nada e tem ideias na cabeça.

Através do uso de objetos 3D simples com soma/subtração, você pode chegar a qualquer tipo de modelo 3D com poucos cliques. Este software é muito utilizado por nós quando fazemos workshops em escolas (com crianças de até 6 anos!) e por usuários domésticos que não tem grandes pretensões de modelagem de alto nível.

[caption id="attachment_4027" align="aligncenter" width="300"] Usuários mais criativos podem modelar coisas fantásticas![/caption]

Ele é totalmente gratuito e em nuvem, você só precisa de um navegador e uma conta para poder utilizar. No primeiro acesso você já tem apresentados os principais comandos e interfaces.

Ah, e ele está totalmente em português! Nós da 3D Criar tivemos a honra de ajduar a Autodesk nos retoques finais e revisões desta tradução!

Você pode conhecer o Tinkercad aqui.

Modelagem para todos!

Seja você um profissional da indústria médica ou um inventor doméstico, existem várias opções para iniciar. Hoje, os softwares são incrivelmente poderosos e cada vez mais fáceis de se utilizar, sem contar que são muito mais baratos - o que elimina necessidades de uso de software ilegal.

Qualquer uma que seja a sua escolha, conte com a 3D Criar para tirar seus projetos do papel e materializar suas ideias! Existem milhares de outros softwares super específicos para cada área, entre em contato com a gente para receber uma recomendação personalizada!