Pós Processamento de Impressões 3D

Pós Processamento de Impressões 3D

As técnicas de pós-processamento, como lixamento e pintura, permitem que suas criações impressas em 3D tenham a aparência real, incluindo cor, textura, peso e função. Se você usa a impressão 3D profissionalmente, considere as seguintes técnicas fáceis para transformar seus modelos em protótipos realistas, modelos de vitrine ou adereços de filmes. Se você é um aficionado, essas técnicas farão com que seus enfeites, presentes, acessórios de cosplay e outros projetos domésticos fiquem maravilhosos.

Nesse post vamos mostrar como transformar peças impressas em 3D em um abajur completamente funcional e com visual exclusivo. Para isso usaremos algumas lixas e latas de tinta spray.

Etapa 1. Limpar os modelos

Remova todos os suportes e use uma lixa para deixar a superfície nivelada, nessa etapa a superfície não precisa ficar super lisa, então só se preocupe em remover excessos de material indesejáveis.  

Etapa 2. Aplicação do primer

Aplique de três a quatro demãos de primer na peça, com 15 minutos de intervalo entre cada demão e deixe secar por aproximadamente duas horas. Lembre-se de fazer isso em um local apropriado bem ventilado.  

Etapa 3. Lixar a superfície

Essa é a hora de se dedicar a deixar a superfície lisa e bonita, nessa etapa comece com uma lixa mais grossa e vá indo para a lixa fina por etapas, dessa forma você garante uma superfície extremamente lisa e pronta para receber a pintura sem defeitos.  

Etapa 4. Hora de pintar

Seguindo a ordem do prime, aplique de duas a três demãos de tinta com um intervalo de 15 minutos entre cada demão, deixe secar por cerca de duas horas.

Dica extra: use verniz para deixar que a pintura dure mais anos.

Nessa etapa ja vamos juntas as peças, já podemos ver o nosso abajur com design industrial tomar forma e ter um acabamento digno dos maiores estilistas, mas nós vamos um passo além colocando um sistema de luzes no abajur para garantir que ele seja mesmo 100% funcional.  

Passo 5. Instalar os eletrônicos

Aqui é basicamente passar fios e ligar botões, caso voce nao tenha experiência ou conhecimento em eletrônica sugiro que veja tutoriais como este ou peça ajuda para alguém que conheça um pouco do assunto.

Resultado do pós processamento:

Nesse post mostramos o poder de uma impressora 3D aliada a tecnicas de pós processamento, elevando as possibilidades de criação a níveis inimagináveis. Artigo retirado do blog da Zmorph