Materiais para Impressora 3D – Você conhece todos?

Materiais para Impressora 3D – Você conhece todos?
março 17, 2020 Impressão 3D
Muitas são as técnicas para impressão 3D, mas o que as diferencia? Uma das grandes diferenças são os materiais que podem ser utilizados na impressora. Aqui apresentamos os mais populares.

  • Plástico PLA
Este é uma das matérias prima mais utilizadas nas impressoras 3d, o que é justificado pelo excelente custo/benefício, durabilidade e m dos materiais mais utilizados no mundo da qualidade.  Além disso não é tóxico, pode ser encontrado em diversas cores, além de ser mais sustentável por ser biodegradável. É utilizado nas impressoras que utilizam da técnica de Fabricação com filamento fundido (FFF ou FDM). Apesar de não ter alto detalhamento, seu baixo custo e a variedade de cores.

  • Plástico ABS
Este também é um material muito popular. O ABS é muito utilizado por ter boa resistência mecânica e térmica, e por isso, é muito utilizado para criar protótipos. Todavia é um derivado do petróleo, podendo causar irritação em caso de contato intenso com a peça. Também utiliza a técnica (FFF ou FDM), apesar de ter grande variedades de cores, são resistentes com um excelente preço.

  • Plástico PET
Sabe aquele material utilizados nas garrafas plásticas de refrigerantes? É exatamente este material translúcido, que é leve, translúcido, rígido e com alta resistência à impactos. É bastante utilizado para testes de forma em protótipos por causa da translucidez. É utilizado na a técnica FFF ou FDM. O material é translúcido, leve e resistente, além do custo baixo.

  • Nylon
Este polímero é leve e resistente, tem alguma flexibilidade, ele está no mercado em duas formas Filamento, em que pode ser impressa através da técnica de FDM e na forma de pó sinterização a laser.

Polímero bem leve e resistente, com ligeira flexibilidade. Pode ser encontrado sob duas formas e impresso por duas tecnologias, como filamento - através das FDM, ou em pó, através da sinterização a laser, ou SLS. Apesar do alto custo, é um material resistente, durável e leve.

  • Gesso
É um material poroso, e pode ser colorido em algumas impressoras. É um material pouco resistente a impactos, todavia, é muito utilizado para modelos e maquetes de arquitetura e design de produto.  A tecnologia utilizada é Sinterização Seletiva. Apesar da pouca resistência mecânica, pode ser feito em várias cores distintas, em grandes dimensões e com grande resolução.

  • Resina
Ao utilizar a resina como matéria prima, é possível fazer peças detalhadas, com acabamento suave. Além disso possibilita uma alta complexidade, impressão mais rápida, é semitranslúcido. É utilizado com a tecnologia Estereofotografia, é leve, detalhado e pode ser trabalhado com rapidez, apesar disso não é muito resistente.