Impressão 3D revoluciona processos para a ETSEIB Motorsport coma BCN3D Sigmax

Impressão 3D revoluciona processos para a ETSEIB Motorsport coma BCN3D Sigmax
A ETSEIB Motorsport é uma das mais experientes equipes na Formula Student, competição europeia, e utiliza impressão 3D para revolucionar as suas operações de dia-a-dia. Graças à impressora 3D BCN3D Sigmax, o time foi capaz de agilizar seus processos de design e fabricar peças de uso final que são utilizadas no carro durante a competição. Isso possibilitou grande redução nos custos e tempos de produção de peças. Agora, eles são capazes de iterar processos com mais rapidez e chegar à desenhos finais com muito mais velocidade. [embed]https://www.youtube.com/watch?v=jD0JQCCI0wQ&feature=youtu.be[/embed]

Equipe Formula Student

O Formula Student é uma competição entre estudantes de universidades ao redor do mundo que promove excelência em engenharia através de competições onde os times projetam, constroem, testam e dirigem os carros em uma corrida. A ETSEIB Motorsport é uma equipe de 40 engenheiros da Universidade Politécnica da Catalunia. Este é o décimo ano consecutivo que a equipe participa, nos últimos 6 anos com carros elétricos.

Impressão 3D revoluciona o fluxo de trabalho

Desde que a ETSEIB Motorsport incorporou o processo de impressão 3D para as operações de dia-a-dia, os processos de designn e fabricação melhoraram drásticamente. A manufatura aditiva serve em três áreas:

Melhoria no estágio de validação de design

Ter acesso à uma impressora 3D permite aos engenheiros imprimir do dia para noite os seus desenhos em CAD, reduzindo drasticamente o tempo de validação e iterações. Este novo processo faz com que os membros da equipe nãotenham que depender de fabricantes terceiros, permitindo que eles gastem mais tempo desenvolvendo novos componentes e ideias.

Prototipagem rápida e peças de uso final

A impressão 3D ajuda a fabricar peças montadas diretamente no carro. Algumas destas peças são dutos de freio, presilhas de cabos e até moldes para fibra de carbono! Graças à impressora 3D BCN3D Sigmax, a ETSIEB Motorsport consegue otimizar seus produtos e atingir maior eficiência. Na imagem, duto de freios impresso em 3D (branco) e volante em fibra de carbono, moldado à partir de PVA solúvel em água.

Redução de custos e de tempos de entrega

Finalmente, impressão 3D em casa permite a redução de custos do carro. O time pode produzir peças mais rapidamente e com um custo mais baixo do que métodos tradicionais, especialmente no design de peças únicas e complexas. Ao utilizar a BCN3D Sigmax, o time economizou milhares de horas-homem no desenvolvimento do carro. O investimento inicial de aquisição foi pago em poucos meses de uso.

BCN3D Sigmax - uma ferramenta de alta produção

O time ETSIEB escolheu a BCN3D Sigmax pelo seu grande volume de produção. Isso abriu portas para que facilmente, qualquer parte do carro pudesse ser prototipada. Além disso, as funcionalidades únicas de modo espelho e duplicador do IDEX (Sistema de Extrusão Independente) permitiram que os engenheiros imprimissem peças simétricas ao mesmo tempo, dobrando a produtividade da engenharia. Finalmente, os hot-ends opcionais permitiram a prototipagem de componentex extremamente delicados (com 0,3mm de diâmetro) até os de extrema resistência mecânica (com o de 1mm de diâmetro). A ETSIEB Motorsport, através do uso da BCN3D Sigmax, foi capaz de reduzir custos de aumentar velocidades de desenvolvimento de uma forma rápida e eficiente? Você também está interessado nisso? Entre em contato com a nossa equipe!